:::: MENU ::::

  • Fev 22 / 2014
Notícias

Comemorações dos 110 anos

No próximo dia 28 de Fevereiro (sexta-feira), o Sport Lisboa e Benfica comemorará 110 anos. Aproveitando essa histórica data, nesse mesmo dia a AABE irá realizar a sua apresentação oficial à comunicação social, bem como uma viagem por alguns lugares marcantes da nossa gloriosa História. Para saber mais informações sobre esta “Viagem ao Benfica”, clique aqui.

110 Anos do SLB

  • Fev 22 / 2014
O meu Benfica

Cabo da Boa Mística

Estamos no aeroporto internacional Oliver Tambo, que é como quem diz de Joanesburgo. Somos um grupo de cinco amigos e estamos à espera do avião para Cape Town., vamos falando, de bola e outras coisas, quando reparo num outro passageiro que espera por ali. Cruzo o olhar com ele uma vez, reconheço-o, volto a passar-lhe a vista em cima e ele acena um educado cumprimento.

Levanto-me e digo ao grupo … porra, não posso perder a oportunidade, vou conhecer o Futre. Apresentei-me, meio hesitante, meio emocionado, essa parte dispensou-se no caso dele e começou o tema futebol.

Íamos todos ver a selecção? Sim disse-lhe, mas que isso não interessava para nada. Diz-me Paulo, fui avançando, como foi vestires aquela camisola? E disse-me o Futre então que já tinha passado por muito lugar, com muito adepto, com muita gente, mas … mas, disse-me, nada o preparara para um dia como o do primeiro treino. Não posso explicar-te, dizia, é difícil, é um mundo diferente, arrepia-te perceberes tanta grandeza.

E a final da Taça, Paulo, conta-me como foi! Foi uma tarde louca e mágica, foi uma tarde de muito mais que futebol, foi essa palavra que usam, foi místico, apetecia ficar parado no tempo e viver aquele momento sem querer que acabasse.

Voltei ao lugar e por mim estava feito o dia, já nem precisava de ver jogo nenhum, mas lá chegou o avião e seguimos para sul. Chegados ao Cabo, instalámo-nos e no dia seguinte tratámos de arranjar um táxi para dar um passeio e para nos levar ao Estádio. Perguntei ao motorista se conhecia o Benfica, sorriu e disse que não. E Portugal? Também não! Sentei-me no banco da frente e enquanto a malta se encantava com a paisagem contei-lhe do episódio do aeroporto, contei-lhe do Futre no Benfica. Depois falei-lhe do Chalana, do Vítor Batista, do Bento, do Eusébio, do Estádio da Luz em dias de enchente. Quando parámos para se visitar nem me lembro o quê .. o pessoal foi de máquina fotográfica na mão e eu fui beber um café com o homem.

Falei-lhe do Águas, do Coluna, do Enke, do Fehér, do Alves das Luvas Pretas, das tardes de noventa mil pessoas, ao sol ou à chuva, partilhando uma Vida e uma Paixão. No fim do passeio, já sabia um pouco de Cosme Damião, da água Vitória, do Rui Costa e até do Rogério Pipi.

Levou-nos então à bola e nós assistimos a uma goleada da selecção contra uns coreanos. Estava a chover e nem me aqueceu nem arrefeceu.

À saída, esperava-nos o Táxi Driver convertido. Não perguntou pelo resultado, disse-me apenas … João, are you going to tell me more stories about Benfica?

Contei. Mas mais que isso. Ofereci-lhe um cachecol que guardava há anos e que levava sempre para os jogos. Um cachecol fantástico encarnado e branco.

O homem comoveu-se e atreveu-se a dizer-me: tenho dois filhos, não posso levar só um! Pois não. Fui ao saco e tirei outro para lhe oferecer.

Um Pai é assim, ainda que tenha acabado de converter-se.
Não esquece os filhos.

  • Fev 22 / 2014
Eventos, Notícias

Viagem ao Benfica

No dia 28 de Fevereiro de 2014, o Sport Lisboa e Benfica fará 110 gloriosos anos. Como não podia deixar de ser, a AABE fará desse dia uma grande festa de Benfiquismo:

17h30 – Conferência de Imprensa para apresentação oficial da Associação numa das salas da famosa pastelaria “Pastéis de Belém”;

18h00 – Junto à outrora Farmácia Franco (actual dependência da CGD), em Belém, deixaremos uma coroa de flores e faremos um breve discurso homenageando devidamente a gloriosa História do Sport Lisboa e Benfica;

18h30 – Passagem pelo antigo Campo das Amoreiras, a primeira casa desportiva dos nossos atletas;

19h00 – Visita à antiga sede do Sport Lisboa e Benfica, na freguesia de Benfica;

19h30 – Paragem no Estádio da Luz para deixarmos uma coroa de flores junto à Estátua do nosso King, Eusébio da Silva Ferreira;

20h00 – Paragem na histórica sede da Rua Jardim do Regedor, no Rossio, com direito a ginjinha para acompanhar memórias benfiquistas e histórias eternas;

21h30 – Jantar no restaurante D´Oliva, entre convidados, fundadores, associados e não-associados da AABE.

Para toda esta aventura, teremos ao nosso dispor um autocarro com lotação para 52 pessoas. Até ao momento, estão já 22 confirmadas, ficando os 30 restantes lugares guardados para os benfiquistas interessados em fazer parte desta homenagem ao Benfica. Os associados AABE pagarão 27 euros; os não-associados AABE, 32 euros. Estes valores incluem o autocarro, a ginjinha e jantar no restaurante d´Oliva.

Inscrições para: geral@aabe.pt

  • Fev 22 / 2014
AABE | Associação de Adeptos Benfiquistas

A AABE

A AABE

Caros Benfiquistas,

 

No dia 16 de Dezembro de 2013, um grupo de 25 adeptos e sócios do Sport Lisboa e Benfica fundou a Associação de Adeptos Benfiquistas, designada com a sigla AABE.

Apresentamo-nos com a missão de, junto dos sócios, adeptos e simpatizantes, criar os meios que promovam um significativo envolvimento e uma maior intervenção de todos na vida do Sport Lisboa e Benfica.

Neste sentido, a AABE propõe-se a:

- Prestar informação aos sócios, adeptos e simpatizantes do Sport Lisboa e Benfica sobre os temas que respeitem à actividade do Clube;

- Organizar, promover, publicitar e participar em eventos de cariz institucional, desportivo, cultural e de lazer subordinados ao Clube;

- Promover a interacção e o bom relacionamento com Grupos e Colectividades congéneres do futebol em particular e do desporto em geral.

A actuação da AABE pautar-se-á pelo cumprimento e defesa dos princípios que, desde a sua fundação, caracterizam e distinguem o Sport Lisboa e Benfica: orgulho de pertença, espírito de vitória, dedicação, responsabilidade, honestidade, transparência, liberdade, solidariedade, democracia e desportivismo.

E PLURIBUS UNUM!

loading